HomeMercolux Circuito Elétrico

Circuito Elétrico

Circuito Elétrico

Os circuitos elétricos, em iluminação pública, são definidos e determinados tanto pela rede de distribuição em baixa tensão de alimentação das residências, bem como pelo tipo de comando que se pretende utilizar, a saber, comando individual ou comando em grupo de luminárias.

O mais prático e mais econômico é se utilizar para a iluminação pública da mesma rede aérea de distribuição em baixa tensão que alimenta as residências, evitando-se construir uma rede especial e específica para a iluminação pública, neste caso os pontos de iluminação pública podem ser ligados diretamente à rede de distribuição de baixa tensão, ou seja, a mesma rede que alimenta os prédios residenciais e comerciais.

Todavia, em vários casos, em locais onde não exista nas proximidades uma rede elétrica de distribuição em baixa tensão, que alimentam residências como por exemplo: em estradas; pontes; viadutos; parques e áreas afins, será necessária a construção de uma rede específica só para a iluminação pública, que será energizada da maneira mais apropriada e conveniente ao local.

Em outros casos, onde a Concessionária de distribuição de energia, por força de contrato, não é encarregada da iluminação pública, ficando a cargo do Município, também será necessária a construção de redes elétricas específicas para a iluminação pública, o que encarece muito a instalação.

Como já falado, estas redes de iluminação pública dependem do tipo de comando especificado.

No caso de comando individual das luminárias, o ponto de luz e todos os seus equipamentos são ligados diretamente à rede elétrica de 4 cabos, 3 fases e neutro, que alimentam as residências e ficam energizadas todo o tempo. A função do Relé Fotelétrico, é de cortar automaticamente a alimentação do ponto de luz ao amanhecer, na presença de luz, em níveis pré-determinados e restabelecer a alimentação, ao anoitecer, ligando a iluminação pública, também em níveis pré-determinados, que são estabelecidos pela Norma NBR5123 da ABNT.

Comandoind2
Exemplo de circuito elétrico com comando individual por relé fotelétrico.

No caso do comando em grupo de iluminárias, utilizando-se também a rede elétrica de baixa tensão, o procedimento é o mesmo, somente que a rede elétrica, além dos quatro condutores, 3 fases e neutro, necessita de um 5º cabo para comando das luminárias, o qual é desenergizado ao amanhecer e energizado ao anoitecer, pois o comando é efetuado, também, por um Relé fotelétrico acoplado a um contator, o qual simplesmente incrementa a potência de comutação e por conseguinte o número das lâmpadas a serem comandadas.

Em circuitos de comando em gupo para iluminação pública, oferecem várias alternativas, como monofásicos; bifásicos e trifásicos, sendo o mais comum e econômico de se utilizar um contator bifásico.

Comandogrupo2

Exemplo de circuito elétrico com chave de comando em grupo.

Nestes casos, ou seja, no caso do comando em grupo de luminárias, é possível também executar a medição do consumo de energia utilizado na iluminação pública estabelecendo-se um centro de comando onde, além do relé fotelétrico e do contator, também é utilizado um medidor de energia elétrica para a medição e tarifação do consumo na iluminação pública.

O dimensionamento dos cabos utilizados nos circuitos de iluminação vai depender da carga a ser comandada.

Os comandos individuais utilizam, para a sua ligação à rede, cabos de cobre e seção de dois e meio milímetros quadrados (2,5mm²) que permite uma corrente limite de até 21 Ampéres. É sugerido que este cabo seja resistente ao calor de, pelo menos, cento e cinco graus Celcius (105ºC).

No caso de comando em grupo, o diâmetro do cabo de comando também vai depender do número e da potência das lâmpadas a serem comandadas, como por exemplo:

  • 30 Ampéres = Cabo 6mm², 8AWG
  • 60 Ampéres = Cabo 16mm², 4AWG
  • 100 Ampéres = Cabo 35mm², 1AWG

As conexões dos comandos de iluminação pública com a rede elétrica de alimentação, tanto para comando individual, como para comando em grupo, devem ser feitas por meio de conectores apropriados às bitolas dos condutores.

Localização

R. Ari Barroso, 203
Parque Boa Vista I
D. de Caxias
RJ, 25085-480

Telefones


(21) 25 16-5630
(21) 3842-6005
(21) 3842-6006

Redes Sociais

Siga-nos

Email

envie-nos uma mensagem

comercial@mercolux.com.br

MERCOLUX Todos os direitos reservados. Desenvolvido por INFINITY MARKETING