HomeMercolux Comutação

Comutação

Comutação

FUNÇÃO NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA E EXTERNA

Como exposto na Seção Circuito Elétrico deste segmento, a maneira de como comandar a iluminação é muito importante, pois o tipo de comutação define inclusive o projeto dos circuitos elétricos de iluminação. Em linhas gerais atualmente utiliza-se universalmente os controles fotelétricos. Para o comando individual de cada luminária, são usados relés fotelétricos e para comandos centralizados em grupo as chaves de comando. Há vários anos não se utilizam mais os comandos do tipo relógio horário:

  • Comando individual de luminárias através de relés fotelétricos – Neste caso, normalmente se utiliza a rede secundária de distribuição de energia, não sendo necessário uma rede específica para sua ligação, sendo o sistema mais econômico de se conectar à iluminação pública. Neste sistema o relé fotelétrico está sempre energizado e conectado à rede e sua função é apagar as luzes durante o dia e acender à noite, sempre em níveis pré-determinados.
  • Ligposte21
    Exemplo de circuito elétrico com comando individual em cada luminária por relé fotelétrico.
  • Comando em grupo de luminárias – Nesta opção necessita-se, além da rede de distribuição secundária de baixa tensão com 4 cabos ( 3 fases e um neutro ), mais um cabo de comando para ligar ou desligar a iluminação. Portanto, a rede secundária necessita possuir 5 cabos, sendo o 5º cabo o responsável pelo comando das luminárias.
ligposte31
Exemplo de circuito elétrico com chave de comando em grupo e luminária com tomada de curto circuito.

Em muitos casos, onde não existe rede secundária de baixa tensão nas proximidades como no caso de parques; pontes; estradas; e vias públicas isoladas, será necessária a construção de uma rede específica para a iluminação pública, que pode ser aérea ou subterrânea.

Os relés fotelétricos para comando individual de luminárias, que são equipamentos que ligam e desligam automaticamente a iluminação pública de acordo com a luz ambiente, são de larga utilização e são especificadas internacionalmente pelas normas ANSI desde de 1996, e pela ABNT no Brasil desde de 1998 ( últimas revisões ).

Como é um equipamento de larga utilização, com milhões de unidades instaladas, deve ser um equipamento simples; robusto e de baixo custo.

  lampadas

Ilustração da captação de luz ao anoitecer pelo relé fotelétrico acionando uma luminária.

A norma ABNT NBR 5123/98 indica que o relé deve acionar o ponto de iluminação pública entre 3-20 lux e desligar em uma relação menor do que 4 vezes o nível de acendimento da operação da iluminação pública, ou seja na faixa de 12 a 80 lux. Qualquer valor dentro desta faixa que mantenha a relação >4 entre o nível de ligar e desligar, atende as normas da ABNT. É possível calibrar o relé nas faixas mais altas e/ou mais baixas e ainda cumprir as normas. As normas da ABNT não fazem referência de como os relés operam, simplesmente exige que os relés operem dentro dos parâmetros da norma, e que sejam intercambiáveis.

O local da instalação dos equipamentos tem grande influência nos níveis de luz de comutação da iluminação pública, pois as condições locais como: sombras, árvores e obstáculos à luz ambiente, bem como a orientação do sensor fotelétrico do relé, influenciam nos níveis de operação do produto. Outro incoveniente a ser evitado são as luzes indesejadas de letreiros comerciais e até faróis de automóveis, pois podem ocasionar acionamentos indevidos e variações de até 500% na iluminância que incide sobre o relé fotelétrico, e por conseguinte em seus níveis de operação, o que não é desejável.

A comutação da iluminação pública evoluiu muito nos últimos anos e temos as seguintes versões de relés fotelétricos:

  • Relé fotelétrico NF ( contatos normalmente fechados ) – Este é o produto tradicional que apaga ao amanhecer e liga ao anoitecer, como está permanentemente ligado à rede, as lâmpadas permanecem acesas de dia no caso de qualquer falha nos equipamentos do ponto de luz.reles
  • Relé fotelétrico NA ( contatos normalmente abertos ) – Este é o produto com funcionalidade inversa ao tradicional, ou seja, apaga ao anoitecer e liga ao amanhecer, como está permanentemente ligado à rede, antes da manutenção as lâmpadas permanecem apagadas 24 horas no caso de qualquer falha nos equipamentos do ponto de luz. Este produto é utilizado normalmente em Chaves de Comando associados a um contator com contato NF, ou diretamente em casos específicos como em ligações em entrada de túneis.
    cip90220destak
  • Relé fotelétrico Fail-Off – Similar aos NF’s anteriores, porém com a diferença que as lâmpadas permanecem apagadas no caso de qualquer falha do circuito do ponto de luz, evitando luzes acesas desnecessariamente de dia, sendo portanto ideal para uso em larga escala.
    rele_03
  • Relé fotelétrico temporizado – Liga as lâmpadas ao anoitecer e as desliga em um tempo pré-programado de 5 à 7 horas após as lâmpadas serem acesas. Ideal para aplicações onde parte das lâmpadas possa ser desligada de madrugada, como: áreas públicas de pouco movimento; letreiros luminosos, pátios de empresas, áreas de estacionamento, quadras de esporte entre outras.
    rele_04
  • Foto Microswitch – Relé fotelétrico de dimensões reduzidas para embutir em pequenas luminárias de jardim, balisadores e postes.
    rele_18
  • Chave de Iluminação Pública – Dispositivo que comuta um grupo luminárias pela maior capacidade de potência obtida, ampliando o número de pontos de luz que são controlados automaticamente por um relé fotelétrico e um contator.
cip90220g

O contator deve ser um equipamento especificamente projetado para o comando da iluminação pública, pois como fica conectado à plena carga na rede elétrica uma média de 12 horas por dia, necessita ter uma massa suficiente para dissipar o calor gerado, bem como conexões e contatos robustos para suportar a carga comandada. Os contatos devem ser únicos e individuais para cada fase comandada. Os contatos montados em paralelo e de limite inferior à capacidade nominal se destroem facilmente, pois sempre um dos contatos em paralelo será o primeiro a fechar e o último a abrir o circuito, recebendo toda a corrente acima dos valores da capacidade nominal dos contatos.

Localização

R. Ari Barroso, 203
Parque Boa Vista I
D. de Caxias
RJ, 25085-480

Telefones


(21) 25 16-5630
(21) 3842-6005
(21) 3842-6006

Redes Sociais

Siga-nos

Email

envie-nos uma mensagem

comercial@mercolux.com.br

MERCOLUX Todos os direitos reservados. Desenvolvido por INFINITY MARKETING