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Definição do Projeto

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AVALIAÇÃO DO LOCAL PARA IMPLANTAÇÃO
DE UMA REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

O propósito nesta seção é fornecer algumas informações, bem como passar alguns cuidados básicos para a instalação de luminárias em vias públicas e áreas externas.

Projetar um sistema de iluminação pública eficiente, significa satisfazer diversos critérios qualitativos para atender as necessidades visuais dos seus usuários. Afinal, um bom projeto torna-se cada vez mais importante para a qualidade de vida, pois, mais que um mero agente físico a luz interfere diretamente no comportamento das pessoas à sua volta.

O nível de iluminância de vias públicas está recomendado pelo CIE ( Comissão Internacional de Iluminação ) em sua publicação CIE 115, bem como pela norma brasileira NBR 5101, onde poderão ser obtidas informações mais detalhadas.

Os critérios básicos devem levar em conta:

  • O tipo de via, se rurais ou estradas de ligação e urbanas;
  • A densidade de trânsito de veículos e tráfego de pedestres;
  • Os níveis de iluminância adequados;
  • A definição do equipamento a saber: tipos de luminárias; braços; e lâmpadas;
  • A localização e altura dos postes; e
  • A previsão de manutenção.

ADEQUAÇÃO À NORMA DA ABNT

As vias públicas, no que se refere a iluminação são classificadas pela Norma Brasileira de Iluminação Pública NBR 5101 em categorias, a saber:

Tipos de vias, Densidade do trânsito e Níveis de iluminância:

  • Classe A: Vias rurais e estradas, pressupondo-se tráfego leve de até 500 veículos/hora e pedestres, iluminância recomendada 2 a 10 lux.
  • Classe B: Vias de conexão entre centros urbanos, tráfego médio de 1.200 veículos/hora e pedestres, níveis de iluminânica recomendados de 5 a 14 lux.
  • Classe C: Vias urbanas, tráfego intenso de mais de 1.200 veículos/hora e pedestres. É definido caso a caso, iluminância recomendada de 10 a 17 lux.

Definição dos equipamentos:

Nos projetos de iluminação pública, a escolha dos equipamentos tais como, luminárias; lâmpadas; reatores e braços deve ser feita em função de alguns critérios luminotécnicos, bem como, economia e facilidade para a manutenção. Veja alguns cuidados que devem ser observados:

  • Utilizar lâmpadas mais eficientes como as de vapor de sódio de alta pressão, pois, apresentam uma série de vantagens técnicas e econômicas quando comparadas à outras lâmpadas de descarga.
  • Não é recomendável utilizar lâmpadas com diferentes temperaturas de cor em uma mesma via.
  • Utilizar luminárias com equipamentos incorporados, considerando a facilidade de manutenção, pois, os equipamentos estão em um mesmo ponto, evitando que o eletricista tenha que se deslocar durante o trabalho de substituição de algum equipamento.
  • Verificar o grau de proteção (IP) da luminária, pois, os equipamentos internos devem ficar protegidos contra água, poeiras e interpéres, para o seu perfeito funcionamento e maior durabilidade.
  • Usar sempre reator alto fator de potência, para qualquer tipo de lâmpada de descarga utilizada. É importante também dar preferência ao uso de reatores do tipo interno, ou seja, sem blindagem, de uso ao tempo. Estes reatores para instalação no alojamento da luminária, possuem duas peças expostas, o ignitor e o capacitor. Esta exposição das peças permite que o eletricista teste-as em caso de defeito, possibilitanto a reposição de uma peça mais barata ao invés de um reator completo, reduzindo portanto os custos com a manutenção.

Para se definir a localização dos pontos de luz:

  • Deve-se obter preliminarmente o diagrama isolux da luminária que se pretende utilizar
  • As luminárias de iluminação pública geralmente são montadas entre 6 e 12 metros de altura. Todavia, existem casos especiais onde existem postes de iluminação até 40 metros de altura, em cruzamentos de nível e avenidas de grande porte. Neste caso, são utilizadas luminárias tipo “pétala” fixadas no topo dos grandes postes, bem como postes de padrão normal, principalmente em vias com fluxo intenso de pedestres nas calçadas;
  • A altura de montagem da luminária é determinada em função também da largura da via pública e da iluminância desejada. Devem também ser sempre levados em conta os equipamentos de instalação disponíveis para manutenção, como: caçambas; plataformas; para se atingir a luminária montada a uma determinada altura na extremidade do braço;
  • A distância entre os pontos de luz é definida pelos diagramas isolux e a iluminância mínima desejada com base nestes mesmos diagramas, bem como pela disposição dos pontos de luz que podem ser:
  • UNILATERAL – Somente de um lado da via pública;
  • BILATERAL FRONTAL – Dos dois lados da via pública, um em frente ao outro
  • BILATERAL ALTERNADO – Dos dois lados da via pública alternadamente; e
  • AXIAL – Montados no canteiro central de duas vias simétricas, podendo ser do tipo central ou duplo, conhecidas como catenárias.

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Previsão de manutenção:

  • Um ítem de fundamental importância é um estudo sobre os equipamentos necessários para a manutenção futura que compreende substituição das lâmpadas depreciadas e a limpeza periódica das luminárias. De nada adianta a instalação de um ponto de luz a 9 metros de altura com um braço de 3 metros de projeção para o interior da via, se não há disponibilidade de um equipamento de manutenção, como: cestas aéreas; caçambas de montagem; escadas montadas em veículos e plataformas. Sendo próprios ou terceirizados, estes equipamentos representam um custo elevado que deve ser considerado, pois serão necessários no futuro para uma simples troca de lâmpada ou limpeza da luminária.
  • Cada ponto de iluminação pública deve levar em consideração as condições locais como largura da rua e obstáculos diversos, bem como outros fatores que possam influir na qualidade da iluminação, como árvores, ou outros obstáculos visuais quaisquer.

Localização

R. Ari Barroso, 203
Parque Boa Vista I
D. de Caxias
RJ, 25085-480

Telefones


(21) 25 16-5630
(21) 3842-6005
(21) 3842-6006

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